Pular para o conteúdo

O que é Certificado de Depósito Bancário – CDB

Tempo de leitura 3m:52s

Os investimentos na Bolsa de Valores tem se tornado cada vez mais populares e isso tem gerado algumas dúvidas na cabeça de quem nunca investiu nela ou pesquisou algo sobre ela. Por isso, hoje explicaremos o que é um Certificado de Depósito Bancário.

Quando falamos de CDB, estamos falando de renda fixa, uma classe de investimentos onde conseguimos ter uma previsibilidade sobre seus rendimentos. É por isso que ela é procurada por investidores mais conservadores. 

Entre as diversas alternativas possíveis, encontramos os CDBs. Estas são aplicações muito atrativas para investidores que não querem se expor a maiores riscos. Porém, é muito importante saber como eles funcionam para que consigamos analisar se vale a pena aplicar capital ali.

O que é CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma espécie de título emitido por diversas instituições financeiras a fim de captar recursos para financiar as suas principais atividades. Dessa forma, ao adquirir um título destes, estamos emprestando dinheiro ao banco.

A instituição vai utilizar os recursos captados com investidores para que consigam fazer empréstimos para os seus clientes, financiar projetos próprios ou pagar dívidas. Porém, por ser em títulos e podem ser emitidos por várias instituições diferentes, suas características podem variar.

Saber quais são as principais características é o que te faz saber se deve ou não investir em CDBs. Devemos sempre nos atentar a elas e por isso, durante este artigo falaremos um pouco mais sobre algumas características importantes.

Rentabilidade:

Quando falamos sobre investimentos, é muito comum que nós perguntemos qual seria a rentabilidade de cada um deles. Antes de tudo precisamos ressaltar que o rendimento dos títulos CDB não são padronizados como o da poupança.

Eles podem possuir diferentes remunerações, tudo depende do banco responsável, prazo e regras de liquidez. Antes de investir em qualquer título CDB, é importante que você analise e identifique qual o título estaria mais atrativo para as suas necessidades.

O que é Certificado de Depósito Bancário - CDB

Fonte: Pexels

Investimento mínimo:

É muito comum que algumas instituições exijam um investimento mínimo para o CDB. Essa quantia é definida pelo emissor do título, mas sua aplicação tende a ser bastante acessível até mesmo para quem deseja investir pequenas quantias.

Atualmente, existem CDBs que nos possibilitam investir a partir de R$ 1,00 (um real). No entanto, se você está buscando pelos rendimentos mais altos, esse é um fator que está ligado diretamente aos investimentos mais altos.

Os Riscos:

Praticamente todos os investimentos possuem seu nível de risco, com o CDB não seria diferente. Quando aplicamos dinheiro nesses títulos, estamos expostos ao risco de crédito. risco esse que refere-se a possibilidade do banco não cumprir com o pagamento prometido.

No entanto, quanto mais sólida for a saúde financeira do Banco, menor seria o risco de investir no título. Vale mencionar que o CDB é uma boa alternativa de investimento para quem não quer correr risco, isso porque conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.

Imposto de renda e taxas:

Quando falamos sobre os custos envolvidos, os rendimentos do CDB são tributados seguindo uma tabela chamada de tabela regressiva do Imposto de Renda, ela é válida também para outros investimentos em renda fixa.

Conclusão:

Os CDBs são um ótimo investimento para investidores que não desejam correr muitos riscos. Uma vez que conta com o fundo garantidor de créditos, fica mais difícil ter algum tipo de prejuízo investindo nesses títulos. 

No entanto, antes de investir o seu dinheiro em ativos como esse, é importante que você analise o título e saiba se ele se adequa ao que você deseja. Com essas informações você já consegue começar a investir em CDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *