Historicamente, todos os imóveis estão entre as suas modalidades de investimentos preferidas entre todos os brasileiros. Dado que a educação financeira no país, até pouco tempo, era bastante incipiente, todos os investidores procuram as aplicações mais populares.
Mas esse cenário também começou a mudar e, há poucos anos, outros tipos de investimentos se popularizaram bastante, incluindo os Fundos Imobiliários.
Segundo os da Bolsa de Valores (B3), o número de investidores em FIIs saiu de 121 mil no ano de 2017 para 1,5 milhão em 2021.
Neste conteúdo, vamos te falar também dos FIIs e as outras maneiras de investir nos imóveis e ganhar mais. O mercado imobiliário é um dos mais relevantes da nossa economia e oferece diversas possibilidades. Vamos conhecê-las?
É vantajoso investir nos imóveis?
Como dissemos, na construção civil e no mercado imobiliário ocupam relevantes posições na nossa economia nacional nas movimentações de recursos, na captação de investimentos, na geração de empregos, entre os outros números de destaque.
Assim sendo, tal mercado oferece algumas das vantagens para quem deseja explorar esse potencial econômico do setor.
Vantagens de investir no mercado imobiliário
- Valorização: possibilidade do aumento dos preços e das cotações.
- Liquidez: trata-se de um mercado dos produtos financeiros com uma ótima liquidez.
- Renda passiva: a de construção do patrimônio para viver da renda.
- Riscos diversificados: amplo número das modalidades de investimentos permite diversificar todo o risco.
- Preservação do patrimônio: o mercado imobiliário também passa pelas correções nos valores e tem o seu índice de inflação próprio.
- Benefícios fiscais: alguns desses investimentos contam com a isenção no Imposto de Renda.
Investir nos imóveis para alugar é um bom negócio?
Uma das alternativas que são mais procuradas por quem investe no setor imobiliário é a compra dos imóveis para alugá-los e, dessa maneira, receber uma renda passiva. Mas essa é mesmo a melhor opção para fazer isso?
Se o seu plano para começar investir em imóveis é realizar toda essa estratégia, é preciso estar mais atento a alguns pontos.
Entre as suas vantagens, destacam-se: a expectativa da valorização, o reajuste desses aluguéis conforme a inflação e o recebimento da sua renda passiva.
Contudo, é preciso também conseguir incluir as continhas que ninguém mais menciona, tais como: os períodos de vacância (sem os inquilinos), as manutenções necessárias no imóvel, os impostos, os custos burocráticos e os administrativos na compra e na venda, a inadimplência, entre outros.
Portanto, não é simplesmente pensar na localização e na qualidade do imóvel para alugar, pois os outros fatores vão pesar na sua decisão.
Nesse momento, também vale a sua comparação com outros tipos de investimentos que podem livrar mesmo o investidor de custos, de taxas e de impostos desnecessários. Vamos conhecê-los no próximo tópico.
Como investir em imóveis no mercado financeiro?
Nesta seção trataremos também das melhores alternativas para quem deseja construir ou quem deseja diversificar o seu patrimônio no mercado imobiliário, principalmente por meio do mercado financeiro.
Fundos Imobiliários (FIIs)
O investimento que é mais procurado nesse setor atualmente, seja pelos seus investidores pessoa física, jurídicas ou pelas institucionais, são os Fundos Imobiliários (FIIs).
Eles são os veículos em que vários dos seus investidores entram com uma fração do patrimônio total do seu Fundo que, sob a administração de um gestor, vai aplicar também na construção e/ou exploração dos imóveis comerciais (FIIs de tijolo) ou nos produtos do mercado imobiliário.
Então, esse cotista ganha tanto com a sua valorização de suas cotas quanto com o recebimento de aluguéis desses imóveis ou da geração da renda do Fundo, uma vez que eles são também obrigados a distribuir ao menos 95% do resultado líquido entre os seus cotistas.