Pular para o conteúdo

Como Investir com Segurança? 

Tempo de leitura: 3m55s

Atualmente, investir na bolsa tem se tornado um assunto muito em alta em diversos sites e principalmente nas redes sociais. Por conta disso, as pessoas têm pesquisado cada vez mais por formas de investir com segurança para evitar a perda do seu capital.

Se você está iniciando a sua jornada de investimentos na Bolsa de Valores, deve saber que existem muitos ativos nos quais conseguimos investir, no entanto, saber exatamente em quais investir nos traz segurança.

Por muito tempo também me fazia essa pergunta e queria frequentemente saber como investir o meu dinheiro de forma segura, mas antes de tudo, é preciso entender um pouco mais sobre o que seria a segurança nos investimentos.

Por que tanto cuidado?

Investir com segurança é uma preocupação compreensível para qualquer pessoa que deseja colocar seu dinheiro em ativos financeiros, como ações, títulos, imóveis ou outros investimentos. Afinal, é natural querer proteger seu patrimônio e garantir que ele cresça de forma consistente e segura.

Existem diversas maneiras de investir com segurança, e a escolha da melhor opção depende de fatores como seus objetivos financeiros, sua tolerância ao risco e sua situação financeira atual. No entanto, existem muitas dicas que podem ser de grande ajuda.

Diversificar seus investimentos:

A primeira dica é diversificar seus investimentos. Isso significa não colocar todo o seu dinheiro em apenas um tipo de ativo ou em uma única empresa. Ao diversificar, você distribui seu risco entre diferentes tipos de investimentos e empresas.

Isso pode ajudá-lo a mitigar perdas potenciais e obter um desempenho mais consistente. Claro, sempre devemos prestar a devida atenção aos riscos que cada um dos ativos oferecem. Coloque na balança os riscos e os lucros.

Tenha um bom planejamento:

Pode parecer bobagem mas ter um bom planejamento e saber exatamente o que quer na hora de investir pode fazer toda a diferença. Construa um planejamento bem claro de tudo aquilo que queira fazer com seu dinheiro.

Defina os seus objetivos e no momento em que estiver com todos eles bem definidos, adeque o seu dinheiro a eles. Busque por boas oportunidades dentro do mercado, oportunidades que vão te levar com mais facilidade aos seus objetivos.

Como Investir com Segurança? 

Fonte: pexels

Diversificar entre setores:

Diversificar a sua carteira é muito importante, mas também é importante que saiba diversificar os seus investimentos entre setores dentro do mercado. Nunca sabemos o que pode atingir o mercado e o nosso dinheiro e por isso, essa diversificação faz muita diferença.

Algumas crises podem afetar somente um setor específico e não afetar o outro. Podemos usar como exemplo uma crise imobiliária que impacta diretamente as empresas de construção, mas não afeta setores como o varejo alimentar.

Quando diversificamos o patrimônio entre setores, o risco de tudo fica diluído e menor. Algumas ideias de setores seriam ações de empresas de tecnologia, seguradoras, setor de varejo, bancos, shoppings e ações imobiliárias.

Investir em instituições certificadas:

Você não me emprestaria dinheiro para um amigo que não consegue pagar de volta, não é verdade? Da mesma forma funciona o mercado financeiro. Ele não vive somente à mercê da própria sorte. Ele também é regulado por órgãos e instituições.

Alguns órgãos regulamentadores são o Banco Central do Brasil, a CVM e a B3. Esses órgãos conseguem fiscalizar e garantir que tudo esteja funcionando de acordo com as normas. Sendo assim, se alguma empresa que oferece uma oportunidade não certificada, é melhor não arriscar.

Conclusão:

Se você está começando a sua jornada, deve tomar bastante cuidado e principalmente diversificar seus investimentos. Se você está buscando uma boa assessoria de investimentos, a indicação de hoje fica por conta da Virtue Invest. Basta clicar no botão abaixo para acessá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *